Pular para o conteúdo principal

Ao Mago que Roubou a Cena do Espetáculo



Nesse baile de máscaras, onde a encenação impera e a sanidade é um devaneio disfarçado, tomo meu lugar em meio à plateia e observo as cenas à minha frente.
Por momentos quase me sinto mestre do picadeiro, com roteiro escrito, posso prever os eventos, narrá-los profeticamente, o que enlaça minha atenção e quase se torna enfadonho. Inesperadamente, surge tal figura à minha frente, um ilusionista, alto e de cabelos espessos, magistral em seus truques, que inicialmente, confesso, pensei serem comuns. A medida que elaborava seu número, notei sua diferença dos demais, além de seus arrojados truques, ele não usava máscara.
Estranhamente o público não parecia notar sua dessemelhança, perguntei-me se somente eu percebera tal particularidade. Seu compenetrado olhar em minha direção logo me fez constatar que minha desconfiança estava certa; aos outros, ele prosseguia disfarçado. Por alguns momentos senti seu desconforto ao executar suas façanhas, tendo conhecimento de minha percepção translúcida, e confuso sobre minha atuação a partir disso, ainda assim, não se deixou abalar, sua dedicação ao ato era imperturbável. 
Após alguns instantes, sua atenção pareceu dispersar-se em minha direção, uma certa inquietação e uma vigorosa curiosidade lhe tomavam de súbito, olhei ao redor e notei, eu também não usava máscara, logo me tornei o centro do espetáculo.
Já não era mais apenas um ato circense, estávamos em um baile de máscaras, às quais, não enxergávamos em nós mesmos. A vulnerabilidade do ato não pareceu amedrontar-nos, mas aos outros, aparentávamos como alienígenas. Eu não temia mais a diferença, mas a admirava em mim, sentia que um universo inteiro e completamente novo poderia ser criado, não existiam mais barreiras ao Éden.
Aqui me concedo uma reflexão, talvez o grande pecado do homem idealista seja a altivez... cremos poder chegar mais longe que qualquer outro, acreditamos veementemente existir um universo em que as barreiras e limitações naturalmente humanas são unicamente fruto de nossa apatia e que certamente, aplicar o empenho correto e "expandir a consciência" nos levará a mover muros vastos e refazer sociedades inteiras, ou pelo menos, a que nos cerceia. Não nos damos conta quando tais limitações, na verdade, somos nós. Tragados por nossos medos, angústias, autopreservações, egoísmos e toda sorte de vaidades, às quais não nos deixam alternativas, se não os disfarces.
Sucumbir à dança da ilusões faz do mago, afinal, um encantador de si mesmo, o gran finale do ato é o úmido sarcasmo velado por um gracejo interno que o faz indagar "estou enfeitiçando aos outros ou a mim mesmo?".
O desafio estimula, mas o horror ao inexplorado é perturbador, nenhum ato será executado sem a plena certeza de seu seguro e confortável resultado, e logo toda a mágica começa a se diluir, os atos deixam de ser inesperados, a mística que surgiria da audácia, abre espaço ao comum e a máscara ressurge como refúgio em si mesma. Contudo, por não ser essa natureza do mago, seu desconforto ao ser tolido em suas próprias limitações internas fazem do picadeiro um lugar de remissão no qual ele pode finalmente assumir sua natureza dúbia, como homem e bruxo, em que seus truques não são fingimento, mas parte de sua essência, os quais, de forma entregue, manuseia com completa aptidão.

Tal figura ainda reserva espaço em minha vasta coleção de experiências, e se posso admitir, em um restrito círculo de personalidades intrigantes, sobretudo porque também sou maga e o truque de revelar à plateia os artífices da magia e ainda assim não deixá-la enxergar, eu não conhecia... até agora.
Me possibilitou sonhar com um mundo em que as idealizações mais lunáticas abandonam a natureza de miragem e tornam-se manifestas, no qual os sentidos e sensações inexploradas tomam forma, onde a tradição não são os tortos modos socialmente etiquetados, mas um compilado de noções intuitivas, mais antigas que a própria humanidade, livre de barreiras auto impostas, longe de qualquer limitação intelectiva, essa afinal é a verdadeira natureza do Magician.

https://www.instagram.com/reel/CncudPwh3z8/?igsh=MWUzNjVhaG5lemNpOQ==

Comentários

Destaques

Crônica aos Consertadores de Panela

   De forma costumeira, acordei, organizei algumas coisas e fui fazer um chá. Não demorei a perceber que uma de minhas chaleiras tinha o cabo frouxo e corri logo a trocar pela que estava intacta. Logo me ocorreu um pensamento "preciso consertar essa panela", mas não demorei muito a desanimar, "onde eu poderia? Ninguém mais faz isso hoje em dia". Isso, o quê? Poderia alguém indagar-se. Trabalhar consertando panelas? Não - consertar algo. Em geral, as pessoas só compram outra. Noutra época, longe de toda "facilidade" e "versatilidade" do mundo moderno, que muitas vezes, mais se poderia chamar de "descartabilidade" (em um uso bastante alongado da palavra para não usar termos como "fútil" e "superficial"), era comum que houvessem profissionais específicos para manterem com as pessoas, ainda por bons longos anos, os mesmos objetos que sempre tiveram, os quais, em geral, também eram fabricados já predispostos a esse fim. R...

A Modernidade Dando Voz aos Sofistas

O fenômeno da sofística não é recente, data de alguns séculos antes de Cristo (500-400 a. C. apx.), para ser mais exata. Os sofistas, inicialmente considerados sábios e posteriormente rechaçados, eram os quais Aristóteles considerava capciosos e segundo o qual eram o pior tipo de argumentador, posto que, além de não estarem preocupados com a superior finalidade de um argumento – encontrar a Verdade – valiam-se de tal para chafurdarem-se em vaidade e contaminarem a formação linear dos espíritos mais sugestivos, apregoando argumentos vazios e utilizando-se de semântica prolixa com ares de ornamento ao seu bel prazer, embrulhavam-se em imagem de verdade; e, como maçãs podres pintadas de açúcar, ofereciam seu "conhecimento" e pseudo-retórica aos desavisados, obscurecendo os intelectos. Eram mesmo as ervas daninhas da filosofia. Não esperássemos pois, que, estando, ao tempo das encarniçadas revoluções, das liberalidades intelectuais e das corrupções morais, não alçasse sobre nós o...

Iustitia Roubada - A Perversão da Justiça

Entre todas as virtudes cardeais, a virtude da iustitia - ou justiça - é a digna de maior atenção; não puramente pela extensão de processos a que pode ser aplicada, mas sobretudo, pela perversão ou quase extinção de seu conceito original e perpétuo. A virtude da iustitia, em poucas palavras, diz respeito à virtude do "dever para com o outro", e tem sua fonte primordial na ação da vontade de seu agente. Nas palavras do Angélico "O sujeito da justiça é a vontade, que é o apetite racional (...)"¹. "O objeto ou matéria da justiça são os atos pelos quais o homem tem relação, não apenas consigo mesmo, mas com outrem"². Nesse aspecto, a justiça move-se pelas dívidas às quais somos vinculados. À medida que uma necessidade se manifesta, somos chamados à restitutio (restituição) perante esse ato para cumprir a justiça, seja em situações de agravo, onde alguém é lesado, material ou fisicamente, seja para encontrar novamente aquilo que foi perdido. Ela é então, a cons...